Sexta-Feira Fast #1 - "The Hardcore Scene History"
28 de Agosto de 2009, esta data viria a se cruzar com o dia 20 de Novembro de 2009, que por sua vez, se cruza com o dia 10 de Outubro de 1996.A data de 1996 citada acima marca o começo de uma das promotoras mais polêmicas no mundo do wrestling, ela que ajudou a criar o conceito ''ultraviolent'', obteve seus dias de glória, caiu no esquecimento e chegou até a fechar as portas, mas não há quem mereça um tal de John Zandig comandando esta modalidade.
Ian Rotten deixou a ECW, a federação que tanto prezou pela estilo hardcore e que ficou marcada por isso, e decidiu assim iniciar um novo projeto que mantia o conceito hardcore, mas, com uma pitada de sangue a mais... nascia então uma das promoções pioneiras no wrestling hardcore mundial: IWA Mid South, ou IWA-MS, como queira! Logo no ano de 2000, já possuia um roster qualificado. Chris Hero, Colt Cabana, CM Punk, Rey Mysterio Jr., Eddie Guerrero, Axl Rotten e o seu owner principal Ian Rotten, dentre outros nomes...
A verdade é que o mercado do wrestling hardcore nos Estados Unidos cresceu bastante, levando a IWA a um alto patamar, o que ajudou a empresas como a CZW que cresciam na onda dos fãs que se apaixonavam pelo estilo ultra-violento. O estilo que ainda causa polêmica ainda teria seus dias de pesadelo. Depois de se destacarem com novas identidades, a IWA deixou de ser novidade e caiu na rotina, se tornou mais uma.
A ascensão de empresas como a Ring of Honor, TNA e o fato do estilo hardcore ter sido aderido também no Japão (leia-se BJW) fizeram Rotten e sua empresa caírem na crise econômica.
Pelo lado da CZW, shows cada vez mais criticados, cada vez menos fãs, o destaque deixava de ser wrestling para ser prostitutas e homens bêbados em torno do ringue, longe daquilo que víamos no início dos anos 2000. Zandig errando cada vez mais, um exemplo? Um belo roster que a CZW montou no ano de 2006, ótimos cruserweights que faziam um wrestling hardcore, não apenas hardcore, realmente utilizavam de suas técnicas de luta livre. Mas o ego e as brigas do principal owner da federação a levaram a baixo, mais cedo ou mais tarde aquilo resultaria em m*rda. Na famosa deathmatch onde Nick Cage sofreu aquela lesão onde jorrava sangue de seu braço (se não me engano a edição de 2008), deu treta e a polícia apareceu no evento, e esses menores de 18 anos bêbados e prostitutas f*deram com a liberdade da CZW, o que gerou mutas e complicações pra realização de novos shows... emfim, o mercado das DeathMatches nos States ficou por baixo e com um nome muito sujo já que a CZW fazia uma cagada atrás da outra e a IWA não tinha dinheiro se quer pra contratar wrestlers.
Na ''raça'', a IWA conseguiu durar mais alguns meses, em 2009 possuia um bom roster (com nomes como Ricochet, Delirious, Davey Richards e outros...), mas foi inevitável, através de seu facebook, Ian Rotten informou: 28 de Agosto de 2009 fariam seu último show.
Depois de 13 anos, eventos que estavam marcados além daquela data foram cancelados e a empresa que consolidou muitos com o fim da ECW iria acabar por ali. A razão para o fim de tudo não era nenhuma surpresa, simplesmente não podiam mais se dar ao luxo de realizar shows. As finanças estavam tão em baixa, que nem as dispesas da internet, do fórum e do site estavam sendo pagas, e por sinal, estes meios eram os principais modos de divulgação da IWA. Os negócios feitos com lutadores e empresários não renderam o esperado e a empresa lucrou menos do que gastou. As vendas de DVDs com o seu distribuidor principal, Smart Maker Video, também foram para baixo, provavelmente devido à diminuição do interesse e, em menor medida, a pirataria (incluindo downloads). O interesse nos produtos da empresa estavam em um nível mais baixo, a IWA acabara de perder a sua cara... basta analisarmos eventos do ano de 2009, pouca produção e um público não tão grande quanto aqueles fãs que visitavam a ECW Arena para presenciar os dias de glória da IWA.
A promoção acabava, mas seu legado viveria... a visibilidade que a mesma gerou a alguns wrestlers (valem aqueles citados lá em cima, além de Chris Sabin, Alex Shelley, Tyler Black, Jimmy Jacobs, entre outros que hoje brilham na TNA, WWE e ROH) ainda seria reconhecida por aqueles que valorizavam o trabalho da empresas dos irmãos Rotten.
20 de Novembro de 2009, Rotten informa em seu facebook que a IWA está de volta, com eventos já remarcados, novos contratos e promessas de DVDs. O próprio Rotten também garantiu que o custo dos shows será menor, afinal, esta é a única forma que ele encontrou para sustentar sua família. Então, para conferir a nova cara da IWA, assistam ao King of DeathMatches nos dias 4 e 5 de Julho. Sinceramente, espero ver algo melhor do que nos últimos tempos da IWA, a única empresa rotulada ultraviolent qual eu manifestei desejo em conhecer.
IWA Mid South King of DeathMatches 2008! - Um evento que eu aprovei dentro do conceito ''ultraviolent''. Pode ter imagens muitos violentas para alguns.
6 comentários:
Muito bom artigo, não conhecia muita coisa sobre a IWA, sabia um pouco por causa de dos Rotten, mas pouca coisa... E realmente faz jus ao ultra-violent style, entretanto uma coisa que eu percebi no vídeo foi que o wrestling não é deixado de lado... E os caras combinam bem os golpes com o "playground"... Agora CZW... Nem me fale... Um dos piores lixos que já vi... Desculpem a falta de respeito, mas é ridículo...
2 de abril de 2010 às 22:15Não peguei bem a idéia do quadro, mas indiferente disso ta bem feito... Até!
Primeiramente, agradeço aos elogios pelo quadro. E vi que concordas comigo, a IWA mescla bem o ''playground'' com wrestling.
2 de abril de 2010 às 22:22Sobre o quadro, eu realmente tive a intenção de deixar meio ''avulso'' a idéia dele, mas é porque esta é a idéia, um artigo para ''refletir'' :P
Emfim, acho que você me entendeu!
Realmente concordo com esse ponto, não que todo o vídeo mostre esse lado da IWA, porem da pra ver que tem muita gente boa ali tanto no PW quanto no ultra-violent... Enfim sobre o quadro, se você continuar postando artigos com bastante informação como esse vai colar fácil...
2 de abril de 2010 às 22:25Ficou muito bom mesmo Bernardo, só tem uns errinhos como por exemplo a BJW, a BJW foi uma das pioneiras em Deathmatch, junto com a FMW, a BJW ja fazia deathmatch nos anos 80 e acho q até nos 70, mas realmente muito bom o jeito como você vai contando a historia dela e tudo mais ;) parabens.
2 de abril de 2010 às 23:52Eu como fan de CZW aconselho vocês a começarem á assistir, até pq o Zandig vendeu a CZW pro Hyde, e parece q o clima de backstage ta mil vezes melhor, sim tem algumas Ágadas, mas tem muitas coisas que realmente prestam, vejam o 11th Anniversary Show, eu upei esse show em single links e eh o último show da CZW q saiu pra download, vou postá-lo agora, espero não haver nenhum problema em posta-lo ;)
Valeu pela correção do nome. Tomara que melhore sim!
3 de abril de 2010 às 00:13IWA acabou regredindo com o passar do tempo, e quando deixou o "UltraViolent" de lado acabou indo para o buraco.
3 de abril de 2010 às 18:49Sendo o melhor modo de se fazer PW ou não não existe IWA sem UltraViolent rs
Postar um comentário